06 de março de 2020 - 12:03

URGENTE: Vereador Alexandre Nogueira tem mandato cassado pela Câmara Municipal

Duas denúncias foram acolhidas por unanimidade pelos parlamentares. Outra, foi descartada.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Reprodução

Alexandre Nogueira foi cassado hoje (6) após decisão do Plenário da Câmara Municipal de Uberlândia. Os vereadores analisaram três denúncias contra o agora ex-parlamentar.

A aquisição de um veículo em nome de terceiro para prestar serviços de transporte à Prefeitura de Araguari, a constituição de uma empresa laranja para esconder a real participação societária em negócios de grupo organizado para a prática de diversos crimes e um suposto pedido para que uma testemunha mentisse sobre um cheque encontrado durante investigações.

As denúncias foram analisadas pela comissão processante, formada por Adriano Zago (Presidente), Thiago Fernandes (Relator) e Antônio Carrijo (Membro). Eles produziram parecer favorável, que pedia a cassação de Alexandre Nogueira por duas suspeitas, pedindo o arquivamento da denúncia sobre o pedido a uma testemunha para mentir sobre um cheque.

Votação

As duas primeiras denúncias foram acolhidas por unanimidade pela Câmara Municipal de Uberlândia. Foram 25 votos favoráveis. Leandro Neves não votou, por se considerar parte interessada nessa votação.

Já a denúncia sobre o pedido para mentir foi arquivada. Apenas 17 parlamentares se manifestaram à favor da denúncia e eram necessários 18 votos para que a acusação foi acolhida pelo Plenário da Casa.

Alexandre Nogueira não compareceu à sessão e não enviou advogado. Foi nomeado um defensor público para constituir a defesa do ex-vereador durante a sessão.

A cassação e uma medida administrativa e o vereador continua a responder pelos processos na Justiça.

Entenda

Alexandre Nogueira é investigado pelo Ministério Público Estadual por crimes como falsidade ideológica e fraude à licitação no caso investigado pela Operação O Poderoso Chefão. Ele também é investigado por suspeita de desvios da verba indenizatória da Casa.

Ao vivo