06 de março de 2020 - 11:37

URGENTE: Câmara Municipal cassa mandato de Juliano Modesto

Decisão foi tomada por unanimidade em duas denúncias; Acusação de obstrução de Justiça dividiu a Casa.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Reprodução

O mandato do vereador Juliano Modesto foi cassado nesta manhã (6) pela Câmara Municipal de Uberlândia. É o primeiro caso de cassação nesta legislatura.

Juliano Modesto é um dos 15 vereadores que vão passar por processos de cassação depois de análise e preparação de relatórios das Comissões Processantes na Câmara. Ele foi preso no ano passado pelo Ministério Público Estadual, depois de investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco)

Juliano ficou preso por cerca de 100 dias e agora responde às investigações em liberdade. Ele teve quatro mandados de prisão preventiva decretados. O Ministério Público denunciou o agora ex-vereador por Obstrução de Justiça, suspeito de tentar intimidar um motorista de van que denunciou o parlamentar como sendo chefe de uma organização criminosa que desviava recursos do transporte escolar.

Juliano Modesto também foi denunciado por corrupção passiva, suspeito de receber parte de um ‘mensalinho’ pago por uma empresa que prestava serviços de segurança e limpeza para a Câmara Municipal, quando ele era Ordenador de Despesas da Casa Legislativa.

Em outra operação, Juliano é suspeito de Falsidade Ideológica, Peculato e Lavagem de Dinheiro, suspeito de desviar mais de 200 mil reais da Verba Indenizatória.

Comissão Processante

Os vereadores Antônio Carrijo (Presidente), Gláucia da Saúde (Relatora) e Misac Lacerda (Membro) produziram relatório favorável à cassação de Juliano Modesto, com base em duas de três denúncias apresentadas à casa.

A comissão entendeu que Juliano deveria ser cassado por uso irregular de verba indenizatória e por participar da intimidação de um motorista que denunciou o esquema de corrupção no transporte escolar de Uberlândia, em 2015.

A comissão decidiu arquivar a denúncia de obstrução de Justiça.

No plenário, Juliano foi cassado pelas três acusações. Por desvios na verba indenizatória e intimidação do motorista denunciante, de forma unânime.

A denúncia de obstrução de Justiça foi acolhida pela Câmara Municipal por 20 votos favoráveis, contra 5 negativas. Os vereadores Antônio Carrijo, Gláucia da Saúde, Misac Lacerda, Wilson Pinheiro e Pr. Átila Carvalho seguiram parecer da Comissão Processante e votaram pelo arquivamento da denúncia.

Próximos passos

Agora o presidente da Câmara Municipal, Ronaldo Tannús, deve publicar a decisão do Plenário no Jornal do Legislativo, oficializando a cassação. A cassação é uma medida administrativa e Juliano Modesto continua respondendo aos processos judiciais.

Ao vivo