25 de agosto de 2020 - 21:30

TV Paranaíba divulga primeira pesquisa Ibope Eleições 2020 em Uberlândia

O instituto mediu os cenários "estimulado" e "espontâneo".
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

A TV Paranaíba divulgou hoje (25) a primeira pesquisa Ibope Eleições 2020 em Uberlândia. O instituto mostra a intenção do eleitorado nos cenários espontâneo e estimulado. O prefeito Odelmo Leão (PP) aparece com quase metade das intenções de voto.

A pesquisa foi contratada pela TV Paranaíba ao Instituto Ibope. A probabilidade de os resultados retratarem a realidade é de 95%, considerando a margem de erro de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Cenário espontâneo

No cenário espontâneo, quando nenhum nome de candidato é apresentado ao eleitor, Odelmo Leão foi lembrado por 33% dos eleitores. Felipe Attiê (PTB) e Thiago Fernandes (PSL) aparecem em segundo, com 3% das menções cada. Adriano Zago (PDT) e Chico Humberto (PTB) aparecem com 2% cada. Lourival Santos (MDB) e Gilmar Machado (PT) foram lembrados por 1%. Brancos e nulos somam 20% e os indecisos são 34%.

Cenário Estimulado

O Ibope também mediu a intenção do eleitorado no cenário estimulado, quando são apresentados os nomes dos candidatos. Neste momento, as candidaturas não estão oficialmente definidas. Portanto, o cenário testado considera possíveis nomes para a disputa. No caso do PTB, por exemplo, mais de um nome do partido foi apresentado ao eleitor.

Odelmo Leão (PP) aparece isolado no primeiro lugar com 47% das intenções de voto. Felipe Attiê (PTB) tem 10% das menções. Adriano Zago (PDT) e Thiago Fernandes (PSL) aparecem com 6% das menções, tecnicamente empatados com Felipe Attiê pela margem de erro.

Lourival Santos (MDB) aparece com 5% das intenções do eleitor, também tecnicamente empatado com Felipe Attiê, Adriano Zago e Thiago Fernandes, considerando a margem de erro. No cenário estimulado, o pré-candidato Chico Humberto (PTB), aparece com 3% das intenções de voto.

Gilberto Adeniê (PSTU) e Ivan Pereira (PODE) têm 1% das menções cada. Arquimedes Ciloni (PT) e Edilson Graciolli (PCdoB) não pontuaram. Brancos e Nulos somam 17%. Os indecisos são 4%.

Cenário de rejeição potencial

O Ibope também perguntou ao eleitor: “Entre esses candidatos a prefeito de Uberlândia, gostaria que você dissesse se votaria com certeza, talvez votasse, não votaria de jeito nenhum ou não conhece para opinar“.

O prefeito Odelmo Leão (PP) é o que apresenta maior índice de potencial de voto e o pré-candidato Felipe Attiê (PTB), apesar de ter o segundo maior índice de potencial de voto, é o que apresenta a maior rejeição.

Confira os cenários com cada pré-candidato abaixo:

O Ibope entrevistou 504 pessoas entre os dias 20 e 23 de agosto. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, Registro TRE n° MG-09628/2020.

Ao vivo