17 de junho de 2020 - 08:21

Comitê se reúne hoje em Uberlândia para discutir medidas de combate à pandemia

A expectativa é que um novo decreto seja editado ainda nesta semana.
Por Danilo Caixeta e Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Reprodução

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 se reuniu ontem (16) em Uberlândia, para discutir as próximas medidas que poderão ser adotadas na cidade para combater a doença. A principal pauta é o decreto que está em vigor em Uberlândia e permite o funcionamento do comércio de segunda à sexta-feira de 10h às 18h da tarde. Esse decreto entrou em vigor em 04 de junho com 15 dias de validade. O prazo termina amanhã (18). A expectativa é que um novo decreto seja editado ainda nesta semana.

Na reunião de ontem, os integrantes do Comitê não chegaram a nenhuma conclusão. O desafio é equilibrar o dilema entre saúde e economia. Segundo fontes que participaram da reunião, três alternativas foram discutidas: manter as mesmas regras de agora, fazer um novo escalonamento de abertura do comércio ou iniciar um isolamento progressivo até se chegar em lockdown.

Integrantes do Comitê divergem entre as opções. Parte da equipe técnica da Secretaria de Saúde defende a ideia mais restrita para preservar vidas. Essa alternativa também é defendida pelo promotor de Justiça Fernando Martins.

Hoje (17), às 11h da manhã, será feita uma nova reunião extraordinária, na qual o assunto voltará a ser discutido. O Comitê é um órgão de assessoramento do prefeito Odelmo Leão. Já passam de 4 mil o número de infectados por Covid-19 em Uberlândia. No último boletim epidemiológico, o número de contaminados subiu para 4.025. Já são 69 mortes – seis a mais pelo segundo dia consecutivo. 94% dos leitos de UTI na rede pública estão ocupados.

Ao vivo