10 de março de 2020 - 14:26

Câmara Municipal cassa mandato do vereador Wilson Pinheiro

Vereador respondeu a duas denúncias. Uma delas foi aceita.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

(Foto: Câmara Municipal)

A Câmara Municipal de Uberlândia cassou nesta tarde (10) o mandato do vereador Wilson Pinheiro (PP). Em uma das denúncias, foram 19 votos pela cassação, 2 votos contrários (Charles Charlão e Gláucia da Saúde), 2 abstenções (Minéia do Glória e Pr. Átila Carvalho) e uma ausência (Sérgio Bom Preço). Eram necessários ao menos 18 votos para que o parlamentar perdesse o mandato.

Antes da sessão de julgamento, foi realizada a última reunião da Comissão Processante que avaliava as denúncias contra o parlamentar. Ele foi denunciado pelo uso da estrutura do poder legislativo e tráfico de influência em proveito contrário ao interesse público. Wilson também foi denunciado por adulteração de ata da CPI das Vans, em 2015 e contratação de escritório sem licitação.

A relatora da comissão processante, Gláucia da Saúde entendeu que as denúncias deveriam ser arquivadas. O membro Eduardo Moraes seguiu o entendimento. Já a presidente Michele Bretas, foi voto vencido pela cassação no caso da primeira denúncia.

No plenário, a análise das denúncias foi diferente. A denúncia por tráfico de influência foi rejeitada com 6 votos contrários e 16 pela cassação – sem atingir o número mínimo de 18 votos. Foram contra a denúncia os vereadores Amado Jr, Charles Charlão, Eduardo Moraes, Gláucia da Saúde, Minéia do Glória e Tunico. Pastor Átila Carvalho se absteve e Sérgio do Bom Preço não compareceu à sessão.

A Câmara registrou ainda 19 votos pela cassação a 2 pelo arquivamento na denúncia por suspeita de alterar ata de reunião da CPI das Vans – além de duas abstenções e uma ausência. Wilson Pinheiro e Cleiton César não votaram por terem interesse no processo. Com o resultado, o parlamentar foi cassado.

Entenda o caso

Wilson Pinheiro foi preso em 25 de outubro do ano passado, sob suspeita de formar organização criminosa e falsidade ideológica. Ele foi colocado em liberdade alguns dias depois, por um problema de saúde. A cassação é procedimento exclusivamente administrativo. Isso significa que os efeitos são restritos à Câmara Municipal. Wilson, continua respondendo o processo na Justiça.

Ao vivo