26 de março de 2021 - 10:10

Butanvac: primeira vacina 100% nacional é anunciada pelo Butantan

O objetivo do Instituto é ter 40 milhões de doses prontas até o fim deste ano.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Foto: Roberto Casimiro

O Instituto Butantan está desenvolvendo uma vacina própria contra a covid-19, a ButanVac. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira (26) pelo governador João Doria (PSDB) e pelo presidente do Butantan, Dimas Covas.

O Instituto Butantan pediu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar os testes clínicos com voluntários. As informações são do jornal “Folha de São Paulo” .

A nova candidata a vacina será chamada de “Butanvac”, e o objetivo é ter 40 milhões de doses prontas até o fim deste ano. O governador de São Paulo, João Doria, e o diretor do Butantan, Dimas Covas, darão mais detalhes sobre a vacina hoje (26).

O pedido de autorização se refere às fases 1 e 2 de testes da vacina, nas quais serão avaliadas segurança e capacidade de promover resposta imune com 1.800 voluntários. Na fase 3, até 9.000 pessoas irão participar e a etapa vai estipular a eficácia.

Segundo Dimas Covas, o Brasil faz parte de um consórcio internacional para desenvolvimento da vacina, que inclui Vietnã e Tailândia. Com isso, o Butantan pretende exportar o imunizante. A previsão é que, a cada ano, o Instituto seja capaz de produzir 100 milhões de doses.

Ao vivo