17 de dezembro de 2020 - 09:29

Republicanos desiste de candidatura e anuncia apoio a Arthur Lira na Câmara

Lira é aliado do presidente Jair Bolsonaro e anunciou a candidatura na semana passada.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Foto: Luís Macedo

O partido Republicanos anunciou ontem (16) apoio à candidatura do deputado Arthur Lira (Progressistas-AL) na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados. Um dos principais articuladores do “Centrão”, Lira é aliado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e anunciou a candidatura na semana passada.

Arthur Lira será o principal adversário do nome a ser apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). O grupo de Maia articula apoiar Baleia Rossi (MDB-SP) ou Aguinaldo Ribeiro (Progressistas-PB). Os dois deputados não anunciaram candidatura.

Com o apoio do Republicanos, cuja bancada é formada por 31 deputados, Arthur Lira já tem nove partidos em sua base de apoio: PL, PP, PSD, Solidariedade, Avante, PROS, Patriota e PSC. Ao todo, as siglas somam 191 parlamentares na Câmara.

A bancada do PT na Câmara dos Deputados decidiu que não vai apoiar Arthur Lira para a presidência da Casa. A sigla ainda estuda em qual nome votará. A tendência é que fique com o eventual candidato apoiado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia. 

Ao vivo