31 de outubro de 2022 - 09:23

Moraes diz não ver ‘risco nenhum’ de contestação do resultado das eleições

O magistrado também apontou que nesta eleição, além do "maior número de votos em candidatos da história", houve redução da taxa de abstenção.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 1 ano

Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, afirmou ontem (30), após a divulgação dos resultados do 2º turno das eleições, que os brasileiros mostraram que confiam nas urnas eletrônicas e na justiça eleitoral.

Moraes disse que as urnas eletrônicas são patrimônio nacional e ele espera que, a partir dessa eleição, finalmente cessem as agressões ao sistema eleitoral, os discursos fantasiosos e as notícias fraudulentas contra as urnas, porque quem novamente atestou a credibilidade delas foi o povo brasileiro.

O magistrado também minimizou o risco de que o resultado das eleições presidenciais seja contestado. Segundo ele, não há “risco nenhum” de que isso possa acontecer e prometeu que Lula e seu vice, Geraldo Alckmin (PSB), tomarão posse no dia 1º de janeiro de 2023.

Moraes também apontou que nesta eleição, além do “maior número de votos em candidatos da história”, houve redução da taxa de abstenção entre os 1º e 2º turnos. Segundo Moraes, nas eleições passadas, foi registrado aumento do índice nessa comparação.

Moraes informou que, mesmo com as ações de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizadas no domingo, não foi contabilizado crescimento da abstenção, em relação ao 1º turno, nas regiões que tiveram essas interferências.

A PRF descumpriu ordem do TSE e parou em blitze pelo menos 610 ônibus fazendo transporte de eleitores.

O ministro disse que, se ficar provado desvio de finalidade ou abuso de poder por parte do diretor da PRF, Silvinei Vasques, ele deverá responder por esses atos.

Ao vivo