Em primeiro discurso, Lula diz que combate à miséria será sua principal missão
O petista foi eleito com 2,1 milhões votos a mais do que Jair Bolsonaro. Foram 50,90% dos votos, contra 49,10% do atual presidente.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou para uma multidão reunida na Avenida Paulista no final da noite de ontem (30). Lula disse que a vitória é de todos que “amam a democracia” e “querem um país mais justo”. Ele afirmou também que a vitória dele representa a derrota do “autoritarismo e do fascismo”.
Lula também citou a necessidade de unificação nacional e destacou o combate à fome como seu principal compromisso. O presidente eleito disse que vai combater a miséria até o fim da vida.
A apuração dos votos terminou no começo da madrugada de hoje (31), com 100% das urnas totalizadas. Lula foi eleito com 2,1 milhões votos a mais do que Jair Bolsonaro. Foram 50,90% dos votos, contra 49,10% do atual presidente.
A vitória de Lula foi confirmada pelo Tribunal Superior Eleitoral quando havia 98% das urnas apuradas, às 19h57. Àquela altura, ele tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que contabilizava 49,17%.
Lula é o 1º na história do país a ser escolhido para o cargo 3 vezes pelo voto direto. O petista já havia sido eleito em 2002 e 2006, sempre no 2º turno.