28 de dezembro de 2021 - 10:17

Lewandowski envia à PGR pedido de investigação de Bolsonaro por declaração sobre Anvisa

O Ministério Público Federal ficará responsável por avaliar se há indícios de crime e propor — ou não — a abertura de um inquérito.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma notícia crime contra o presidente Jair Bolsonaro por supostamente tentar intimidar servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A publicação da decisão do ministro ocorreu ontem (27), mas o documento foi enviado ao Ministério Público Federal (MPF) na última sexta-feira (24). O MPF fica responsável por avaliar se há indícios de crime e propor — ou não — a abertura de um inquérito.

Durante live transmitida no dia 16 deste mês, Bolsonaro teceu críticas à Anvisa e anunciou ter pedido “extraoficialmente o nome das pessoas que aprovaram a vacina para crianças a partir de 5 anos”.

A fala levou várias associações a se manifestarem em defesa do trabalho realizado pela Anvisa. O pedido de investigação das declarações de Bolsonaro foi então apresentado ao Supremo pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG).

Ao vivo