08 de abril de 2022 - 09:34

Bolsonaro culpa Congresso por compra de kits de robótica

O caso envolvendo a compra dos kits foi revelado pelo jornal Folha de São Paulo.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Foto: Alan Santos

O presidente Jair Bolsonaro disse que “não tem nada a ver” com a compra de kits de robótica por R$ 26 milhões com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para escolas no interior de Alagoas.

Ele afirmou que se tratam de recursos de emendas do relator do Orçamento, as chamadas RP-9. As declarações aconteceram ontem (08) durante transmissão ao vivo nas redes sociais. O caso envolvendo a compra dos kits foi revelado pelo jornal Folha de São Paulo.

Ontem, o presidente do FNDE, Marcelo Lopes da Ponte, afirmou que a distribuição de kits de robótica a escolas com condições precárias foi feita depois de pedidos de prefeitos e emendas de congressistas.

Ao falar sobre casos de suspeita de corrupção em seu governo, Bolsonaro também afirmou que a licitação para ônibus escolares, suspensa pelo TCU (Tribunal de Contas da União) por suspeita de superfaturamento no edital, deveria ter ocorrido. O pedido para apurar o suposto sobrepreço foi feito na 2ª feira (4.abr) pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) e pelos deputados federais Tabata Amaral (PSB-SP) e Felipe Rigoni (União Brasil-ES).

A solicitação foi realizada depois de reportagem do jornal Estado de S. Paulo mostrar suspeitas de superfaturamento na compra de ônibus com recursos do FNDE.

Ao vivo