08 de julho de 2022 - 09:29

Ex-premiê japonês Shinzo Abe morre após ser baleado em comício

A agência estatal japonesa "NHK" disse que aos menos dois tiros foram disparados contra o político.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução

O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe, de 67 anos, morreu hoje (08), após ser baleado enquanto fazia um discurso na cidade de Nara, no oeste do Japão. A morte chocou o país, onde mortes por armas de fogo são muito raras.

Abe foi atacado por volta de 11h30 no horário local (23h30 de quinta-feira, 7, no horário de Brasília) perto da estação de metrô de Yamato-Saidaiji. Imagens do momento registradas mostram o ex-premiê no chão, com as mãos no peito e com a camisa ensanguentada.

De acordo com a agência estatal japonesa “NHK”, aos menos dois tiros foram disparados, e Abe foi atingido duas vezes: no peito e no pescoço.

A mulher de Abe, Akie, chegou ao hospital, pouco antes do anúncio da morte do marido. Ela não falou com a imprensa local. O secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, disse que Abe foi vítima de “um ato bárbaro absolutamente imperdoável”.

Um suspeito foi detido por tentativa de homicídio. É um homem de 42 anos ex-integrante da Marinha do Japão. A TV japonesa informou que o suspeito foi identificado como Tetsuya Yamagami.

A polícia afirmou também ter recuperado a arma usada no ataque. A imprensa local disse tratar-se de uma espingarda caseira, de fabricação grosseira.

Abe esteve no poder durante oito anos e deixou o cargo em setembro do ano passado. Ele foi o chefe de governo do Japão a ocupar o cargo por mais tempo. Seu sucessor é Fumio Kishida, ex-ministro das Relações Exteriores, eleito em outubro de 2021.

Ao renunciar, Abe alegou motivos de saúde. Ele sofria de colite ulcerativa crônica, uma doença que já o havia tirado do poder em uma outra ocasião, em 2007.

Ao vivo