15 de maio de 2024 - 12:35

Cientistas descobrem possíveis causas da surdez em Beethoven

Foram encontradas grandes quantidades de substâncias químicas no organismo do músico
Por Elisa Alves Oliveira - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 semanas

Foto: Reprodução/Internet

Após 197 anos  da morte do compositor e pianista considerado gênio, Ludwig van Beethoven, cientistas revelam estudos que sugerem as causas de sua surdez e outros problemas de saúde.

Segundo o New York Times,  algumas mechas do cabelo de Beethoven que haviam sido guardadas foram estudadas em laboratório e podem ajudar na investigação. Depois de alguns exames, descobriu-se que uma das mechas  tinha 258 microgramas de chumbo por grama de cabelo e a outra tinha 380 microgramas. O nível considerado normal é inferior a 4 microgramas.

O cabelo de Beethoven pode solucionar as causas de sua morte
Foto: Reprodução/Internet

“Isso definitivamente mostra que Beethoven foi exposto a altas concentrações de chumbo”, disse Paul Jannetto, o diretor do laboratório. “As grandes quantidades de chumbo, em particular, poderiam ter causado muitas das suas doenças”, completou ele.

As mechas de cabelo do músico também apresentava níveis 13 vezes maiores que o normal de arsênico e níveis de mercúrio quatro vezes maiores que o normal. A análise mais recente revisa um documento elaborado no ano anterior, onde o grupo em questão declarou que Beethoven não foi vítima de intoxicação por chumbo. Contudo, por meio de meticulosos exames, sugerem que ele apresentava uma quantidade significativa de chumbo em seu corpo, o que poderia, pelo menos, justificar sua surdez e algumas enfermidades

Analisando uma possível razão para os elevados índices de chumbo no organismo de Beethoven, pode-se deduzir que as enfermidades poderiam estar relacionadas ao consumo de vinho de baixa qualidade. O chumbo, sob a forma de acetato de chumbo, também conhecido como ‘ açúcar de chumbo’, possui um sabor levemente adocicado. Na época de Beethoven, era comum a adição desse composto a vinhos de qualidade inferior para realçar seu sabor.

Beethoven era um consumidor assíduo de vinho, chegando a ingerir uma garrafa diariamente, e posteriormente, acreditando nos benefícios para a saúde, aumentou ainda mais o consumo até o fim de sua vida. Mesmo buscando muitos médicos e tratamentos o músico não encontrou alívio para suas doenças e surdez por isso ele estava  tomando 75 medicamentos, dos quais provavelmente continham chumbo.

 

 

Ao vivo