25 de fevereiro de 2021 - 10:08

Aluguéis com vencimento em março terão reajuste de 28,94%

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, a alta foi guiada pelo IGP-M que subiu 2,53% em fevereiro.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Reprodução

O IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), utilizado para reajustar a maioria dos contratos de aluguel no Brasil, manteve a trajetória de alta iniciada em maio do ano passado e subiu 2,53% em fevereiro. Os dados foram divulgados hoje pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

A nova alta faz o indicador acumular valorização de 28,94% nos últimos 12 meses, percentual que deve ser utilizado para reajustar os contratos de locação com vencimento no mês de março.

A alta de fevereiro do IGP-M foi guiada pela variação de 3,28% dos itens que compõem o IPA (Índice de Preços ao Produtor Amplo), indicador com maior influência no índice geral. Também subiram os preços do Índice de Preços ao Consumidor e do Índice Nacional de Custo da Construção.

Diante da diferença entre os indicadores, algumas imobiliárias já começaram a utilizar a inflação oficial para calcular os novos contratos de aluguel. Para quem deseja fugir do reajuste considerável, a dica é negociar a melhor forma para evitar que os pagamentos pesem no bolso de inquilinos e proprietários.

Ao vivo