07 de abril de 2017 - 10:23

Governo vai cassar registros de três frigoríficos

Análises de materiais apreendidos indicaram substâncias nocivas à saúde
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Governo vai cassar registro de três frigoríficos. A auditoria que o ministério da Agricultura fez nos 21 frigoríficos que foram alvo da Operação Carne Fraca encontrou produtos que podem prejudicar a saúde da população. Trezentas e duas amostras foram analisadas. Dessas, uma tinha a bactéria estafilococo, que pode causar vômito e diarreia e sete tinham salmonella.

Todas as amostras com salmonella eram de hambúrguer comercializado como Novilho Nobre, produzido pela Transmeat. A linha de produção foi interditada.

Já a estafilococo foi encontrada em uma amostra de linguiça da Frigosantos. Nesse frigorífico, o problema foi descoberto ontem e as providências para interdição da linha de produção estão em andamento. Os produtos serão apreendidos e descartados.

Os fiscais também detectaram, nas salsichas e linguiças dos frigoríficos Peccin e Souza Ramos, uso de ácido sórbico – conservante permitido, mas não em embutidos, pois pode maquiar uso de matéria-prima próxima ao vencimento.

Em 31 amostras, foram encontradas fraudes econômicas, como excesso de água no frango processado pela BRF de Mineiros, no estado de Goiás, e no produto da Frango DM, de Arapongas, no Paraná.

Nas salsichas da Peccin e da Souza Ramos, havia amido acima do permitido.

Após divulgar os resultados,o ministério iniciou procedimentos para cassar o registro de três frigoríficos: Peccin, Souza Ramos e Central de Carnes – este, por fraudes de caráter econômico, segundo o ministério. Além disso, esses frigoríficos poderão ter problemas na esfera criminal. A pasta vai encaminhar os indícios de crime para a PF e para o Ministério Público.

 

Ao vivo