28 de julho de 2017 - 09:24

Dnit não permite montagem de barracas de apoio em BR’s da região

Milhares de fiéis caminham até Romaria
Por Fernando Souza - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O Departamento Nacional De Infraestrutura De Transportes (Dnit) não permitiu a montagem das tradicionais barracas de apoio aos romeiros às margens das rodovias da região neste ano. Milhares de religiosos fazem o percurso à pé como forma de devoção à Nossa Senhora da Abadia e vão até o Santuário da santa que fica na cidade de Romaria a cerca de 90 quilômetros de Uberlândia.

Normalmente nessa época, entre o fim do mês de julho até o dia 15 de agosto, várias barracas são montadas para oferecer apoio aos fiéis. As pessoas podem tomar água, recebem alimentação adequada, massagens nos pés, além de orientações.

Segundo o chefe de serviço do Dnit em Uberlândia, Vinícius Rodrigues de Castro Júnior, esta é a segunda vez que não são autorizadas as montagens das estruturas. A ordem partiu da Superintendência do órgão em Belo Horizonte, este ano. A alegação é que há risco de acidentes.

Uma das barracas mais tradicionais e movimentadas é a conhecida barraca da antena. Mesmo com a proibição, a Prefeitura de Uberlândia já começou montagem na BR-365. Várias outras barracas são montadas no trecho por famílias ou grupos religiosos.

Ao vivo