06 de julho de 2017 - 14:24

Conselho de Ética arquiva processo contra Aécio

Foram 11 votos à favor e 4 contrários ao arquivamento.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

O Conselho de Ética do Senado decidiu hoje manter o arquivamento do processo que pedia cassação do mandato do senador Aécio Neves (PSDB). Os senadores rejeitaram a representação por 11 votos a 4. A decisão é definitiva, e não cabe recurso ao plenário do Senado.

O presidente do Conselho de Ética, senador João Alberto (PMDB), já havia decidido pelo arquivamento do processo no dia 23 de junho. Parlamentares da oposição liderados pela Rede entraram com recurso contra a decisão e reiteraram o pedido para verificação de quebra de decoro parlamentar. No entanto, os oposicionistas não conseguiram garantir a maioria dos votos para prosseguir com a representação.

O senador Aécio Neves retomou o mandato na terça-feira, depois de passar 45 dias afastado do Senado por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin.

O afastamento foi motivado pelas denúncias de envolvimento do senador com o empresário Joesley Batista, investigado pela Operação Lava Jato. Na última sexta-feira, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, determinou o fim da suspensão e a restituição do mandato ao senador.

Ao vivo