09 de dezembro de 2020 - 09:11

Temporal em Uberlândia causa alagamentos e destruição

Foram mais de 80 milímetros de precipitação ao longo de quase duas horas de chuva intensa.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Foto: Raphael dos Anjos

Uberlândia viveu uma noite de caos ontem (08) com a forte tempestade que caiu na cidade. Foram mais de 80 milímetros de precipitação ao longo de quase duas horas de chuva intensa. A chuva causou alagamentos, danificou imóveis e parou o trânsito da cidade.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, durante a chuva, os agentes atenderam a 38 chamados de alagamentos em residências, resgate de pessoas em veículos que estavam sendo arrastados pela força da água, resgate de pessoas ilhadas e outras ocorrências.

Quem circulava pela Avenida Rondon Pacheco no fim da tarde, teve pouco tempo para reagir. A via foi a mais afetada pela forte tempestade. Cerca de 15 pessoas precisaram de resgate e atendimento do Corpo de Bombeiros ontem, apenas na Rondon. Todas sem ferimentos. Foram seis viaturas e um total de 13 agentes empenhados nas ocorrências da via.

Mas a situação não foi crítica apenas na zona Leste. No Bairro Pampulha, os moradores de uma casa perderam tudo por conta dos estragos causados pela força da água. Uma das paredes do imóvel cedeu.

A mesma situação aconteceu na sede da Polícia Federal, também no bairro Pampulha. Parte do muro cedeu na noite de ontem. No bairro Morumbi, várias ruas tiveram problemas de alagamento e várias casas foram invadidas pela água. Nos bairros Copacabana e Santa Luzia, a situação foi parecida.

Até o aeroporto de Uberlândia chegou a ficar fechado para pousos e decolagens por mais de uma hora. Dois voos foram cancelados ontem.

Segundo dados do Laboratório de Climatologia da Universidade Federal de Uberlândia, as estações meteorológicas da UFU registraram os seguintes índices na noite de ontem:

No bairro Jardim Patrícia, 47 milímetros de chuva. No São Jorge, 84 milímetros. No Umuarama, 74 milímetros. No Centro, 86 milímetros de precipitação e no Santa Mônica, cerca de 66 milímetros de chuva.

Segundo classificação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, um índice de chuva acima de 40 milímetros é considerado forte. Acima desse valor, é sinal de alerta.

 

Ao vivo