15 de maio de 2020 - 10:05

Ronaldo Alves e Vilmar Resende são cassados pela Câmara Municipal

Os dois políticos estão inelegíveis por oito anos.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Reprodução / Câmara Municipal

Ronaldo Alves e Vilmar Resende não são mais vereadores em Uberlândia. Os dois denunciados foram considerados culpados por quebra de decoro parlamentar. Após a decisão, os políticos ficam ficam inelegíveis por oito anos.

O primeiro a ser julgado com 24 votos favoráveis à cassação do mandato foi Ronaldo Alves, que estava afastado e não compareceu ao plenário. Segundo o relator da comissão processante, as provas levantadas pelo Ministério Público durante as investigações da Operação Má Impressão foram suficientes para dar continuidade ao processo administrativo interno da câmara.

Na sequência aconteceu o julgamento de Vilmar Resende, que também perdeu o mandato por unanimidade dos votos dos vereadores, ele também não esteve presente na câmara. O vereador estava afastado do cargo desde dezembro do ano passado. Ele também teria feito uso irregular da verba indenizatória e se apropriado de dinheiro público.

O pedido de denúncia foi analisado pela comissão, para o relator, as provas, inclusive depoimentos de donos de gráficas da cidade que confeccionavam notas falsas que não correspondiam aos serviços prestados foram determinados para a conclusão do parecer final

Os dois denunciados não mandaram um representante legal. O presidente da casa mais uma vez pediu que um advogado dativo fizesse a defesa. 

A cadeira de Ronaldo Alves já era ocupada pelo suplente Eduardo Moraes, que passou a ser efetivo no cargo. O vereador Tunico que tomou posse no início de fevereiro deste ano como suplente de Vilmar agora assume a vaga de titular. 

O próximo vereador a ser julgado será Márcio Nobre, o julgamento acontece na próxima terça-feira (19). Os casos de Silésio Miranda e Pamela Volp ainda não tem data programada, mas não devem passar do mês de maio.

Ao vivo