02 de março de 2021 - 09:36

Prefeitura admite que sistema de saúde de Uberlândia entrou em colapso

Segundo o prefeito Odelmo Leão, tanto os leitos exclusivos para tratamento da covid-19, quanto os destinados a outras doenças estão 100% ocupados.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Reprodução / Facebook

Pela primeira vez o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão (PP), admitiu publicamente que o sistema de saúde da cidade entrou em colapso. Ontem (01), no fim da tarde, a Prefeitura divulgou que 100% dos leitos de UTI disponíveis na rede pública municipal de saúde estão ocupados.

Tanto os leitos exclusivos para tratamento da covid-19, quanto os destinados a outras doenças estão ocupados. O boletim do Município também mostrou que nenhum dos 29 leitos de emergência, que foram montados nas UAI´S, com estrutura semelhante à UTI está vago no momento.

Nas últimas 24 horas, 14 pessoas morreram com a doença. Uberlândia tem hoje no total 1.088 vítimas da covid-19.

O Prefeito também disse nas redes sociais que 407 pessoas estão internadas nas UAI´S sendo que 152 destas precisam de leito de enfermaria e 184 de UTI´S. Odelmo afirmou que pela segunda vez, enviou um ofício ao Secretário de Estado e ao Ministro da Saúde solicitando atenção especial para Uberlândia.

O Prefeito informou que mesmo com a abertura de 112 leitos de UTI específicas para atendimento à covid, e mais de 150 leitos de enfermaria e um novo hospital de campanha para atendimento “não-covid” no Hospital Municipal, a rede de saúde de Uberlândia não suportou.

Odelmo Leão disse ainda que um empresário, que não quis se identificar, doou ao município 100 capacetes tipo “elmo”, que serão utilizados para evitar intubação de pacientes nas UAIS. Esses equipamentos injetam 30 litros de oxigênio nos pacientes, de forma menos invasiva, enquanto os respiradores comuns injetam 15 litros.

Ao vivo