18 de maio de 2020 - 09:42

Paralisação afeta parte das linhas de ônibus em Uberlândia

Uma das três empresas concessionárias interrompeu o serviço hoje (18).
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Reprodução / Câmara Municipal

Algumas linhas de ônibus em Uberlândia iniciaram hoje (18) uma paralisação parcial. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Coletivo Urbano de Uberlândia, a empresa AutoTrans recomendou aos funcionários que não fossem trabalhar nesta segunda-feira.

Ainda segundo o sindicato, os trabalhadores não cruzaram os braços por falta de pagamento salarial. A paralisação parcial seria uma forma de pressionar a Prefeitura e a Câmara Municipal a aprovarem o projeto de ajuda para as empresas, avaliado em cerca de 5 milhões de reais por mês, ao longo de 4 meses.

As empresas de ônibus argumentam que estão mantendo 80% da frota rodando na cidade, mesmo com uma queda de 60% no número de passageiros por conta da pandemia do novo coronavírus. Isso estaria causando um desequilíbrio no sistema de transporte e prejuízo para as concessionárias.

O projeto de ajuda às empresas, que custaria R$ 20 milhões, está suspenso temporariamente na Câmara Municipal por recomendação do Ministério Público Estadual. Segundo a promotoria, as empresas possuem débitos fiscais com a cidade, o que impediria a transferência do dinheiro.

A Autotrans informou que realizou a paralisação por questões financeiras. A empresa reforça que a situação foi exposta na última semana e que, infelizmente, chegaram a conjuntura extrema de necessidade de paralisação do serviço.

Ao vivo