12 de maio de 2020 - 11:04

Câmara Municipal cassa ex-presidente Baiano (PSDB) e Pr. Isac Cruz (PRB)

Ao todo, 10 vereadores perderam os mandatos após julgamento na Casa.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Mais dois vereadores de Uberlândia perderam o mandato em sessão da Câmara Municipal de Uberlândia hoje (12). O ex-presidente da Casa, Hélio Ferraz, o Baiano (PSDB) e o Pr. Isac Cruz (Republicanos) foram condenados pela Câmara Municipal por quebra de decoro parlamentar.

O vereador Baiano, foi cassado por uso irregular da verba indenizatória. Ele chegou a ser preso no ano passado nas operações Má Impressão e Guardião, do Ministério Público Estadual, mas responde aos processos em liberdade.

Baiano não compareceu a audiência de cassação e não enviou defesa à Câmara. A Justiça nomeou uma advogada dativa para representar o vereador durante o processo. Baiano foi cassado por 23 votos favoráveis e nenhum contrário, além de duas abstenções.

Os vereadores Wilson Pinheiro (Progressistas) e Antônio Carrijo (PSDB), que é do mesmo partido de Baiano, decidiram se abster na votação.

Isac Cruz cassado

Também nesta manhã foi cassado o mandato do vereador Isac Cruz, do Republicanos. Foram 24 votos favoráveis e nenhuma abstenção. O vereador não enviou defesa e foi representado por uma advogada dativa. Isac Cruz foi condenado por quebra de decoro parlamentar, por suspeita do uso irregular da verba indenizatória. O vereador também chegou a ser preso pela Operação Má Impressão no ano passado, mas foi colocado em liberdade após decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Cassações continuam

Baiano é o nono vereador a ser cassado pela Câmara Municipal nesta legislatura e Isac Cruz, o décimo. Antes deles, Doca Mastroiano, Wender Marques, Ceará, Vico Queiroz, Rodi Borges, Paulo César, Alexandre Nogueira e Juliano Modesto também perderam os mandatos.

Wilson Pinheiro também chegou a ser cassado, mas uma decisão liminar da Justiça de Uberlândia suspendeu os efeitos da medida.

Ao vivo