02 de junho de 2020 - 10:22

Trump ameaça usar militares contra protestos nos EUA

O presidente americano, disse ontem (01) que as ruas dos EUA foram dominadas por anarquistas profissionais e criticou os rumos tomados pelas manifestações antirracismo.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Reprodução / Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou ontem (01), enviar militares às ruas do país para conter protestos violentos. Em pronunciamento na Casa Branca, Trump disse que “as ruas dos EUA foram dominadas por anarquistas profissionais” e criticou os rumos tomados pelas manifestações antirracismo, que já foram realizadas em mais de 140 cidades norte-americanas.

Para cumprir a ameaça, o republicano teria que usar a Lei da Insurreição, de 1807, que possibilita ao presidente norte-americano enviar tropas militares para Estados independentes a fim de suprimir desordem civil e atos de rebelião.

Os governadores também podem pedir ao governo federal que envie tropas para ajudar em casos de desordens civis. Contudo, até o momento, os Estados independentes têm se apoiado em leis locais e agentes de reserva da Guarda Nacional para tentar controlar a violência e o vandalismo.

Ao vivo