25 de julho de 2022 - 11:20

Remédios contra Covid-19 ainda aguardam autorização para entrar no SUS

As pílulas das farmacêuticas Pfizer e MSD seguem em análise pelo Ministério da Saúde.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução / Agência Brasil

Os remédios contra a Covid-19, aprovados pela Anvisa, não tem previsão para chegada no Sistema Único de Saúde (SUS).

As pílulas das farmacêuticas Pfizer e MSD seguem em análise pelo Ministério da Saúde. A da Pfizer, chamada Paxlovid, recebeu sinal verde para entrar no SUS em maio, pouco mais de um mês após sua aprovação junto à Anvisa.

O prazo para que chegue aos postos e hospitais, de acordo com informações da época, se encerra no mês de novembro. O Ministério ainda tenta firmar um acordo com a farmacêutica para a compra de cerca de 100 mil tratamentos.

A pílula da MSD de nome Molnupiravir — por outro lado — recebeu sinal vermelho para a entrada no sistema de saúde em uma avaliação inicial da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias de Saúde (Conitec). A droga tem um acordo de produção já assinado com a Fiocruz.

Nos Estados Unidos, por sua vez, a prescrição do Paxlovid está em alta. Saltou de 40 mil tratamentos por semana, em meados de abril, para 160 mil no final de junho, de acordo com dados oficiais compilados pela revista Science. A Casa Branca informou que o presidente Joe Biden, de 79 anos, diagnosticado com Covid na semana passada, também fez uso do fármaco.

Ao vivo