18 de abril de 2022 - 09:04

Queiroga anuncia fim da emergência sanitária imposta pela Covid

O ministro afirmou que um ato normativo deverá ser editado nos “próximos dias”, regulamentando a decisão.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução / TV Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou na noite de ontem (17), em pronunciamento em rede nacional, o fim da Espin (Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional) da covid-19.

A mudança pode fazer com que normas atreladas à vigência da Espin percam a validade. Isso pode afetar de autorizações emergências concedidas e vacinas e remédios contra a covid-19 e até compras públicas.

O ministro não deu detalhes sobre como ficam as medidas atreladas à Espin. Queiroga afirmou no entanto que um ato normativo deverá ser editado nos “próximos dias”, regulamentando a decisão.

Queiroga disse que a medida não significa o fim da covid-19 e que o país continuará a conviver com o vírus, mas que o Ministério da Saúde permanecerá vigilante para adotar todas as ações necessárias para garantir a saúde dos brasileiros.

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 22 mortes provocadas pela Covid-19, o menor número desde 28 de março de 2020. A média de óbitos diários foi a 100, uma variação de -48,2% em relação ao verificado há 14 dias, indicando queda. No total, o Brasil já perdeu 661.960 vidas para a doença e computou 30.252.618 casos de contaminação.

Ao vivo