28 de julho de 2022 - 09:51

Anvisa cria comitê técnico de emergência para combater varíola dos macacos

Segundo a agência, a equipe vai atuar com orientações sobre medicamentos destinados a tratar, prevenir e diagnosticar a doença.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução / Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou ontem (27) a criação do Comitê Técnico da Emergência da varíola dos macacos. Segundo o órgão, integrantes de áreas técnicas do órgão atuarão em conjunto com profissionais de saúde e com a comunidade científica.

Segundo a agência, a atuação do Comitê vai permitir ações coordenadas para salvaguardar a Saúde Pública”, além de acelerar o desenvolvimento de pesquisas clínicas e autorização de medicamentos e vacinas”.

De acordo com a Anvisa, a equipe técnica também vai atuar com orientações sobre medicamentos destinados a tratar, prevenir e diagnosticar a doença.

A Organização Mundial da Saúde declarou emergência global para a varíola dos macacos no último sábado e classificou a doença como “muito preocupante para países como o Brasil”. Dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde mostram que o país tem 978 casos confirmados da doença.

Ao vivo