08 de abril de 2024 - 13:28

Relembre as principais obras de Ziraldo

O desenhista faleceu neste sábado (6) aos 91 anos
Por Camila Pimentel - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 semanas

Fonte: Reprodução/Internet

Aos 91 anos, o desenhista e escritor brasileiro Ziraldo Alves Pinto faleceu por volta das 15h em um apartamento no bairro da Lagoa, na Zona Sul do Rio. A informação foi confirmada pela família do artista no sábado (6).

O cartunista foi criador de personagens como os de “O Menino Maluquinho”, “Turma do Pererê”e um dos fundadores, nos anos 1960, do jornal “O Pasquim”, um dos principais veículos a combater a ditadura militar no Brasil.

Nascido em 24 de outubro de 1932 em Caratinga (MG), Ziraldo foi o mais velho de uma família com sete irmãos. Ele foi batizado a partir da combinação do nome da mãe (Zizinha) com o nome do pai (Geraldo). Leitor assíduo desde a infância, teve seu primeiro desenho publicado quando tinha seis anos de idade, em 1939, no jornal “A Folha de Minas”.

O artista deixou um  legado de livros infantis, charges afiadas e alguns dos personagens mais famosos do Brasil. Relembre, agora, as suas principais obras.

1 – A Turma do Pererê

Com histórias inspiradas no folclore brasileiro, a revista em quadrinhos colorida foi lançada em 1960. A ditadura militar suspendeu o produto em 1964 por considerá-lo “subversivo”.

Segundo o próprio autor em sua autobiografia, o Pererê, no dizer de Moacy Cirne, era um dos símbolos da época. Um tempo em que se acreditava que, pelas idéias, poderíamos mudar nossa história”. As histórias se passavam na floresta fictícia brasileira “Mata do Fundão”.

Fonte: Reprodução/Internet

2 – Flicts

Lançado em 1969, é o primeiro livro infantil publicado por Ziraldo. A narrativa percorre a trajetória de Flicts, uma cor que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum.

Após procurar por seu lugar no mundo, Flicts um dia acaba por deixá-lo.A obra traz a reflexão para o público infantil sobre aceitar as diferenças e promover a igualdade.

Fonte: Reprodução/Internet

3 – O Menino Maluquinho

Uma das obras mais famosas de Ziraldo! A série de histórias em quadrinhos criadas em 1980, apresenta as peripécias e invenções de uma criança alegre, sapeca e “maluquinha”. São cartuns e atividades que descrevem liricamente o sabor da infância.

Maluquinho é um menino alegre, cheio de imaginação e que adora aprontar e viver aventuras com os amigos. Uma de suas manias é usar um panelão na cabeça, o que o diferencia dos demais.O próprio autor afirma que a inspiração para criar o personagem surgiu espontaneamente, enquanto ele fazia a barba e falava consigo mesmo olhando no espelho.

Fonte: Reprodução/Internet

4 – O Bichinho da Maçã

Lançado em 1982, a obra retrata a narrativa de um bichinho que morava dentro de uma maçã e contava diversas histórias para os animais que se reuniam debaixo da macieira. Um dia o perigo apareceu, e o bichinho conseguiu safar-se, graças à sua inteligência.

Fonte: Reprodução/Internet

5 – O Joelho Juvenal 

O livro infantil lançado em 1983, apresenta um joelho, denominado Juvenal, que pertence a um menino levado. Ele vive esfolado, mas também aproveita muitos momentos felizes correndo, pulando, saltando, nadando e se divertindo com o seu dono. Entretanto, o garoto cresce e o personagem tem uma reivindicação a fazer.

Fonte: Reprodução/Internet
Ao vivo