22 de maio de 2023 - 15:06

Racismo: Brasil vai acionar governo espanhol e solicita investigação após ofensas contra Vini Jr

Discriminação ocorreu durante o jogo entre Real Madrid e Valencia
Por Luiz Olímpio - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 11 meses

No último domingo (21), o jogador Vini Jr foi vítima de ofensas racistas durante uma partida do campeonato espanhol entre Real Madrid e Valencia.

Após o caso, o governo brasileiro informou nesta segunda-feira que vai notificar oficialmente as autoridades espanholas para ser aberta uma investigação sobre a LaLiga, organização responsável pelo torneio de futebol.

“A gente vai, através do Ministério Público, notificar para que seja investigada a LaLiga e todos os casos. Não dá para a gente ficar só na coisa do ‘repudiamos’ e em nota sem ação concreta. Agora, a gente vai para cima com o Ministério Público de lá para que eles sejam notificados e investigados”, disse Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial.

O Itamaraty entrou em contato com a embaixadora da Espanha no Brasil, Mar Fernández-Palacios cobrando explicações. O embaixador do Brasil na Espanha, Orlando Leite Ribeiro, também está cobrando uma das instituições envolvidas.

Pelas redes sociais, a embaixada da Espanha no Brasil condenou “com veemência as manifestações e atitudes racistas” e expressou solidariedade a Vini Jr. “pelos ataques intoleráveis e covardes que de nenhuma maneira refletem as posições antirracistas da absoluta maioria da população espanhola”.

O atleta se posicionou também pelas redes sociais e falou que racismo na La Liga é “normal”.

“A competição acha normal, a Federação também e os adversários incentivam. Lamento muito. O campeonato que já foi de Ronaldinho, Ronaldo, Cristiano e Messi, hoje é dos racistas. Uma nação linda, que me acolheu e que amo, mas que aceitou exportar a imagem para o mundo de um país racista. Lamento pelos espanhois que não concordam, mas hoje, no Brasil, a Espanha é conhecida como um país de racistas. E, infelizmente, por tudo o que acontece a cada semana, não tenho como defender. Eu concordo. Mas eu sou forte e vou até o fim contra os racistas. Mesmo que longe daqui”, afirmou o jogador.

Ao vivo