06 de abril de 2020 - 10:15

Weintraub ironiza China e embaixada diz que ministro foi racista

O ministro disse que a China vai sair fortalecida da crise do coronavírus e que isso condiz com os planos do país de "dominar o mundo".
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Foto: Marcos Corrêa

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou uma postagem no Twitter no fim de semana com insinuações de que a China poderia se beneficiar, de propósito, da crise mundial causada pelo coronavírus. Após a má repercussão, ele apagou o texto.

O texto de Weintraub imitava a fala do personagem Cebolinha, da Turma da Mônica, que, ao falar, troca a letra “R” pela “L”. O ministrou criticou o fato de os chineses, quando falam português, geralmente efetuarem a mesma troca de letras.

Na postagem, Weintraub insinuou que a China vai sair “relativamente fortalecida” da crise do coronavírus e que isso condiz com os planos do país de “dominar o mundo”.

A embaixada chinesa no Brasil, divulgou uma resposta na rede social repudiando a fala do ministro, dizendo que as declarações são “absurdas”, “desprezíveis” e de “cunho racista”. A representação diplomática concluiu a resposta cobrando que aqueles que tenham ofendido a China “corrijam” os erros.

Ao vivo