06 de julho de 2021 - 10:14

Senadores recorrem ao STF para prorrogar CPI da Covid por 90 dias

Alessandro Vieira e Jorge Kajuru argumentam que, pelo Regimento Interno do Senado, qualquer CPI é automaticamente prorrogada, desde que conte com o apoio de um terço dos membros da Casa.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Reprodução

Os senadores Alessandro Vieira e Jorge Kajuru apresentaram ontem (05) uma ação cautelar ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo que a corte garanta a prorrogação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado.

Na peça os parlamentares argumentam que, pelo Regimento Interno do Senado, qualquer Comissão Parlamentar de Inquérito é automaticamente prorrogada, desde que conte com o apoio de um terço dos membros da Casa.

Formulado pelo vice-presidente da CPI, Randolfe Rodrigues, o requerimento de prorrogação conta com 34 assinaturas, 7 a mais do mínimo exigido pelas regras.

Mesmo assim, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, anunciou na última semana que fará a “análise” sobre o pedido de prorrogação ao final do prazo de funcionamento da comissão, de 90 dias.

Vieira e Kajuru argumentam, no entanto, que caberia a Pacheco apenas a tarefa protocolar de leitura do pedido, sem qualquer brecha para avaliação sobre a conveniência da prorrogação.

Ao vivo