05 de junho de 2020 - 10:32

Senado aprova auxílio financeiro para setor cultural durante pandemia

O objetivo do projeto é ajudar profissionais da área artística que, em razão da pandemia do coronavírus, foram obrigados a suspender os trabalhos.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Reprodução / Agência Senado

O Senado aprovou ontem (04) um projeto que prevê a destinação de R$ 3 bilhões para o setor cultural. O voto a favor foi unânime entre os 76 senadores presentes.

Segundo o texto, o objetivo é ajudar profissionais da área e os espaços que organizam manifestações artísticas que, em razão da pandemia do coronavírus, foram obrigados a suspender os trabalhos. Como o projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, seguirá agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Entre outros pontos, o projeto que vem sendo chamado de Lei Aldir Blanc, prevê o pagamento de três parcelas de R$ 600 para os artistas informais, a exemplo do auxílio emergencial pago a trabalhadores informais. O setor emprega mais de 5 milhões de pessoas.

Pelo projeto, os recursos poderão ser usados na produção de transmissões ao vivo pela internet, feitas por inúmeros artistas nos últimos meses.

Ao vivo