06 de julho de 2020 - 10:11

Renato Feder recusa convite pra assumir o MEC

O atual secretário de Educação do Paraná ocuparia a vaga de Abraham Weintraub, que deixou o Ministério da Educação em junho.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Divulgação

O secretário de Educação do Paraná, Renato Feder, afirmou ontem (05) que recusou convite do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para assumir o comando do Ministério da Educação (MEC). Em publicação em seu perfil no Facebook, o secretário disse que se sentiu honrado com o convite, mas que vai continuar com o projeto no Paraná.

Nome especulado desde a semana passada para ocupar o cargo, o convite a Renato Feder causou reações diversas em segmentos ideológicos do governo. A ala religiosa, ligada às igrejas evangélicas, se opôs à possível nomeação desde o primeiro momento.

Apoiado por políticos próximos a Bolsonaro, Feder foi contestado devido à sua proximidade com o governador de São Paulo, João Doria. Em 2016, Feder foi um dos financiadores da campanha de Doria à prefeitura da capital paulista, na ocasião ele fez uma doação de R$ 120 mil.

Feder ocuparia a vaga de Abraham Weintraub, que deixou o ministério em junho. Bolsonaro chegou a nomear o professor Carlos Alberto Decotelli da Silva para o cargo, mas acabou demitindo o candidato a pedido seis dias depois, antes da posse, após universidades apontarem a existência de diversas informações falsas no currículo de Decotelli.

Ao vivo