26 de agosto de 2021 - 10:42

‘Qual o problema de a energia ficar um pouco mais cara?’, questiona Guedes

O ministro da Economia afirmou ainda que crise hídrica pode ‘causar perturbação’, mas que Brasil vai vencer a crise.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Reprodução / Agência Brasil

O aumento na conta de luz tem pesado no orçamento das famílias e é um dos fatores que pressionam a inflação, mas o ministro da Economia, Paulo Guedes, não vê problemas para atravessar o atual momento.

O economista comparou o momento atual com o início da pandemia de covid-19, no ano passado. Na visão dele, 2020 foi muito pior. Guedes chegou a questionar: “Qual o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara?”.

Segundo Guedes, a falta de chuvas vai causar “perturbação”, o que pode levar a inflação um “pouquinho pra cima” e o Banco Central (BC) terá que “correr um pouco” para conter o aumento.

Puxada pelo aumento de 5% no preço da energia elétrica, a prévia da inflação ficou em 0,89% em agosto. É o maior número para o mês de agosto desde 2002. No ano, o indicador acumula alta de 5,81%, segundo o IBGE.

A crise hídrica levou o governo a anunciar ontem (25), medidas para redução do consumo de energia para toda a administração pública federal. O decreto presidencial determina a redução do consumo de eletricidade desses órgãos entre 10% e 20% em relação ao consumo do mês nos anos de 2018 e 2019, ou seja, antes do período pré-pandemia.

A bandeira tarifária vermelha patamar 2 vigorou nos meses de julho e agosto. A partir de 1º de julho, houve reajuste de 52% no valor adicional da bandeira, que passou a cobrar R$ 9,49.

Ao vivo