27 de dezembro de 2019 - 09:02

PF indicia Lula pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro

Segundo investigações, a Odebrecht teria pago R$ 4 milhões de propina ao Instituto Lula, por meio de doações, entre 2013 e 2014.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Reprodução / AFP

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ex-ministro Antônio Palocci e outras duas pessoas foram indiciadas pela Polícia Federal (PF), em uma investigação da Operação Lava Jato envolvendo doações da Odebrecht ao Instituto Lula.

A Polícia Federal concluiu o inquérito na segunda-feira (23). Lula, Palocci, o presidente do instituto, Paulo Okamoto, e Marcelo Odebrecht foram indiciados por corrupção e lavagem de dinheiro.

Segundo a PF, foram registrados repasses de R$ 4 milhões da Odebrecht ao Instituto Lula, entre dezembro de 2013 e março de 2014, tendo como origem os créditos da conta de propinas materializada em uma planilha gerenciada por Marcelo Odebrecht.

Conforme a conclusão do inquérito, as evidências mostraram que os recursos transferidos pela Odebrecht sob a rubrica de ‘doações’ foram destinados à aquisição do imóvel para o Instituto Lula.

O indiciamento é a fase final da investigação da Polícia Federal. O inquérito agora é encaminhado para análise do Ministério Público Federal.

Ao vivo