27 de julho de 2020 - 10:27

PF deflagra operação contra governador do Piauí por supostos desvios da Educação

Wellington Dias é investigado por suspeita de superfaturamento em contratos de transporte escolar.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Reprodução / Secom Piauí

Agentes da Polícia Federal (PF), do Ministério Público Federal e da Controladoria Geral da União realizaram nesta manhã, uma operação que mira o governador do Piauí, Wellington Dias. Os policiais estiveram na casa dele para o cumprimento de mandados da terceira fase da operação Topique, iniciada em 2018.

Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Teresina e também em Brasília. Eles foram expedidos pela Justiça Federal do Piauí, em ação para apurar supostos crimes de organização criminosa, corrupção passiva, lavagem de dinheiro e fraude em licitação na secretaria de Estado de Educação (Seduc).

De acordo com a PF, entre os anos de 2015 e 2016, servidores da cúpula administrativa da Seduc, teriam se associado a empresários do setor de locação de veículos e desviado, no mínimo, R$ 50 milhões de recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (PNATE).

Ao vivo