16 de setembro de 2022 - 09:28

Ministro Barroso adia audiência pública sobre rol taxativo da ANS

As audiências estavam previstas para os dias 26 e 27 de setembro.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução / Agência Brasil

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu ontem (15) adiar a audiência pública que estava marcada para discutir ações que questionavam o caráter taxativo do rol de procedimentos e eventos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

As audiências estavam previstas para os dias 26 e 27 de setembro. O chamado “rol taxativo” significa que os planos de saúde só precisam cobrir estritamente aquela lista de procedimentos.

Segundo Barroso, a audiência pública foi adiada por causa da aprovação no Congresso de um projeto de lei que altera esse caráter taxativo do rol de procedimentos da ANS.

A aprovação do texto poderia afetar a tramitação de ações no Supremo, dado que o STF aguarda o que será de fato sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL).

O texto estabelece que os tratamentos prescritos por médicos, mesmo que não conste do rol definido pela ANS, deverão ser cobertos pela operadora de saúde desde que sejam comprovadamente eficazes e sejam recomendados pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

Ao vivo