10 de novembro de 2022 - 09:55

Ministério da Defesa entrega relatório sobre o sistema eleitoral e não aponta fraudes

A mensagem principal passada pela órgão é a de que mudanças no processo eletrônico poderiam ser implantadas para a melhoria da votação.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 1 ano

Divulgação

O Ministério da Defesa enviou ontem (09) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o relatório de fiscalização produzido pelos técnicos militares sobre o processo eleitoral nos 1º e 2º turnos das eleições 2022. O texto descartou “inconformidades” a partir da comparação de boletins de urna.

No documento, os encarregados pela fiscalização indicaram, no entanto, o que consideram ser inconsistências. Eles citaram possíveis vulnerabilidades no sistema das urnas e fizeram sugestões para futuros pleitos. Disseram também que não receberam total abertura do TSE para a implantação de mudanças práticas.

A mensagem principal passada pela Defesa no relatório é a de que mudanças no processo eletrônico poderiam ser implantadas para a melhoria da votação.

O relatório de 63 páginas também diz não ser possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um “eventual” código malicioso que possa alterar o seu funcionamento. Mas não cita nenhum caso concreto.

Ao vivo