02 de janeiro de 2023 - 07:56

Lula toma posse e anuncia primeiras medidas do governo

Lula terá hoje (02), encontros com diversos líderes internacionais que compareceram ontem à cerimônia de posse.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 1 ano

Presidente Lula, a primeira-dama Janja, Geraldo Alkmin e Lu Alkmin (Foto: Tomaz Silva / Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tomou posse ontem (01) como o 39º presidente da história do país. A celebração do início do mandato levou centenas de milhares de apoiadores à Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Em um dos momentos mais marcantes, Lula recebeu a faixa presidencial de pessoas comuns, representantes do povo brasileiro.

Em um discurso, o presidente ressaltou a defesa da democracia e o foco no combate à pobreza e à fome. Ao falar da fome, no parlatório do Palácio do Planalto, de frente para a multidão, Lula se emocionou e chegou a chorar. Ele também fez críticas ao governo anterior, sem citar o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Lula foi oficialmente empossado no Congresso, em cerimônia diante de parlamentares e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante cerimônia de posse, no Palácio do Planalto. (Foto Marcelo Camargo / Agência Brasil)

Entre as primeiras medidas anunciadas por ele estão a revogação de decretos que aumentaram o porte de armas e o reforço de políticas públicas para acabar com a fila no INSS e aumentar os investimentos em saúde e educação. O presidente também assinou a medida provisória que viabiliza o pagamento de R$ 600 do Bolsa Família, prorrogação a isenção do PIS-Cofins sobre combustíveis.

Lula terá hoje (02), encontros com diversos líderes internacionais que compareceram ontem à posse. Entre eles, o rei da Espanha, Felipe VI, e os presidentes de Argentina, Chile, Portugal, Colômbia, Bolívia e Equador.

A previsão é que cada encontro dure cerca de meia hora. Com isso, o petista terminaria as reuniões por volta das 6h da tarde. Todas as reuniões acontecerão na sede do Ministério das Relações Exteriores, que fica a poucos metros do Palácio do Planalto.

Apesar de não constar na agenda oficial, o site Poder360 apurou que Lula cogita ir ao velório de Pelé, que está sendo realizado no estádio Urbano Caldeira, conhecido como Vila Belmiro, em Santos (SP).

Ao vivo