02 de junho de 2018 - 10:34

Dodge pede que inquérito sobre José Serra seja enviado para 1ª instância

No inquérito, o senador é investigado por supostas doações eleitorais não contabilizadas nas campanhas para o governo do estado de São Paulo.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 6 anos

Reprodução - Agência Senado

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF), que o inquérito que investiga supostas doações eleitorais de diversos valores e não contabilizadas nas campanhas do senador José Serra (PSDB-SP), seja enviado para a primeira instância da Justiça Federal em São Paulo (SP).

O pedido será analisado pelo ministro Gilmar Mendes. Na petição, a procuradora explicou que o Supremo não tem mais competência para julgar o caso após a decisão da Corte que definiu que deputados e senadores devem responder a processos somente se o fato estiver relacionado com o mandato.

De acordo com a procuradora, os fatos investigados nos autos relacionados a José Serra deram-se enquanto ele era governador de estado de São Paulo. Portanto, não se justifica a competência da Suprema Corte, dado que, claramente, não se trata de delito ocorrido durante o mandato de senador.

Ao vivo