17 de julho de 2019 - 11:12

Coordenador da Lava Jato no Rio diz que decisão de Toffoli sobre Coaf é retrocesso

Eduardo El Hage avalia que, ao exigir decisão judicial para a utilização de relatórios do Coaf, o STF vai aumentar o já congestionado judiciário brasileiro.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 5 anos

Reprodução

O coordenador da força-tarefa da Lava Jato no Rio, Eduardo El Hage, criticou a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, que suspendeu todas as investigações em curso no país que tenham como base dados sigilosos compartilhados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e pela Receita Federal sem autorização prévia da Justiça.

A decisão de Toffoli acolhe pedido do senador Flávio Bolsonaro e foi publicada na segunda-feira (15), mas divulgada apenas ontem (16).

Segundo o coordenador, a decisão monocrática do Presidente do STF suspenderá praticamente todas as investigações de lavagem de dinheiro no Brasil.

O procurador afirmou também que se trata de um “retrocesso sem tamanho ” e que o Ministério Público Federal (MPF), espera ver a decisão revertida pelo plenário do STF o mais breve possível.

Eduardo El Hage avalia ainda que, ao exigir decisão judicial para a utilização de relatórios do Coaf, o STF aumenta o já combalido grau de congestionamento do judiciário brasileiro.

Ao vivo