05 de abril de 2019 - 11:40

Pesquisa XP/Ipespe mostra queda na aprovação de Jair Bolsonaro

Levantamento também mostrou que maioria dos entrevistados confia nas Forças Armadas.
Por Victor Fernandes - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 5 anos

Foto: Jorge William/O Globo

Nova pesquisa de popularidade feita pelo Ipespe e divulgada hoje (05) pela corretora XP Investimentos, mostra queda na aprovação do presidente Jair Bolsonaro (PSL). A informação é do jornal Valor Econômico.

Em fevereiro ele era aprovado por 40% dos entrevistados. Em março, oscilou para 37%. Agora, está em 35%. O oposto ocorre com a taxa de reprovação. Era de 17% em fevereiro, passou para 24% em março. Agora, alcançou 26%. A proporção dos que consideram o governo regular, 32%, se manteve entre março e abril.

A pesquisa também consultou os entrevistados sobre a percepção de necessidade da reforma da Previdência. Em março, 64% concordavam com a afirmação de que é preciso fazer uma reforma das regras de aposentadoria no Brasil. Em abril, o número caiu para 61%.

A pesquisa também ouviu os entrevistados sobre as instituições brasileiras. Cerca de 89% dizem não confiar nos partidos políticos – as legendas lideram a lista das organizações menos prestigiadas. Em oposição, as Forças Armadas têm o maior índice de confiança: 66% dizem que podem confiar nos militares.

O Ipespe fez mil entrevistas telefônicas realizadas por operadores entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de 3,2 pontos.

Ao vivo