12 de abril de 2023 - 11:57

PF e CGU fazem operação contra faculdades suspeitas de fraude de R$ 21 milhões no Fies

Agentes cumprem mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (12)
Por Luiz Olímpio - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 1 ano

A Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) realizam, na manhã desta quarta-feira (12), uma operação para investigar fraudes executadas por criminosos usando títulos públicos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo a corporação, 77 agentes cumprem 20 mandados de busca e apreensão nos estados de Goiás, Sergipe, Mato Grosso, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e no Distrito Federal.

Foi expedida ainda uma ordem de bloqueio de bens no valor de aproximadamente R$ 21,3 milhões – valor estimado dos prejuízos causados à União com as fraudes. Ao todo 20 faculdades são suspeitas de se beneficiar pelas fraudes. A CGU relata que os valores até o momento apurados pagariam integralmente a formação superior de ao menos 50 alunos em cursos de duração de cinco anos.

Os envolvidos no esquema de corrupção, conforme a PF, inseriam informações falsas no sistema usado pela União para gerenciar as instituições de ensino vinculadas ao Fies.

As investigações constataram envolvimento de:

  • servidores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – órgão vinculado ao Ministério da Educação que distribui e executa a maior parte do orçamento federal para o setor;
  • Funcionários terceirizados, também contratados pelo FNDE;
  • Advogados e escritórios de advocacia especializados em “direito educacional” que representavam instituições de ensino.

Segundo a PF, o grupo também atuava no modo de beneficiar estudantes, fora dos prazos dos editais, de forma individual.

Ao vivo