13 de junho de 2023 - 18:10

Paul McCartney vai lançar “música final” dos Beatles com ajuda da Inteligência Artificial

A canção foi entregue por Yoko Ono, viúva de Lennon e será divulgada ainda este ano
Por Luiz Olímpio - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 11 meses

Os fãs dos Beatles podem comemorar e com uma nova canção a caminho, é o que disse Paul McCartney, ex-integrante do quarteto britânico. O cantor, que segue carreira solo fez a revelação durante uma entrevista ao programa “Today”, da BBC Radio 4 e afirmou ser “a música final dos Beatles”.

Além disso, o astro explicou que a tecnologia o ajudou através da Inteligência Artificial (IA) para “extrair” a voz de John Lennon de uma demo antiga para que ele pudesse completar a canção.

“Acabamos de terminar e será lançada este ano”, disse Paul.

O cantor recebeu a gravação de Yoko Ono, viúva de Lennon. A canção fazia parte de um compilado de músicas em uma fita cassete intitulada “For Paul” e as gravações ocorreram antes da morte de John Lennon, em 1980. E uma curiosidade, as gravações foram feitas em um piano, no apartamento do cantor.

Ainda sem divulgar o nome da faixa, há possibilidade de que seja uma composição de Lennon de 1978, chamada “Now And Then”. Isso porque, em 1995, a composição já havia sido considerada uma possível “música de reunião” dos Beatles, quando eles estavam compilando a série Anthology que abrangia a carreira da banda.

Para finalizar, o músico contou que não utiliza muito a internet, mas está empolgado com o lançamento. “Eu não fico muito na internet, mas as pessoas vão me dizer: ‘Ah, sim, tem uma faixa em que John está cantando uma das minhas músicas’, e é só IA, sabe? É meio assustador, mas empolgante, porque é o futuro. Teremos apenas ver aonde isso leva”, finalizou.

Ao vivo