04 de junho de 2025 - 13:41

Morten Harket, vocalista do a-ha, revela diagnóstico de Parkinson

Em junho de 2024, o vocalista passou por uma cirurgia no lado esquerdo do cérebro, que envolveu a implantação de eletrodos
Por Camila Pimentel - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 semanas

Foto: Reprodução Instagram

Morten Harket, vocalista do grupo norueguês a-ha, falou pela primeira vez sobre seu diagnóstico de Parkinson. A revelação aconteceu durante uma entrevista publicada no site oficial da banda nesta quarta-feira (4).

Aos 65 anos, Morten afirma que encarou o diagnóstico com serenidade. Ele se inspirou na forma como o pai, aos 94 anos, lida com o envelhecimento:

“Não tenho problema em aceitar o diagnóstico. Com o tempo, levei a sério a atitude do meu pai de 94 anos em relação à forma como o organismo gradualmente se rende: ‘Uso o que funciona’”

O artista também explicou por que decidiu falar publicamente sobre a condição:

“Parte de mim queria revelar. Como eu disse, reconhecer o diagnóstico não foi um problema para mim. É a minha necessidade de paz e tranquilidade para trabalhar que tem me impedido [de revelar o diagnóstico]”.

Morten explicou que vem se dedicando a manter a saúde e retardar o avanço da doença. Para isso, ele busca equilibrar os efeitos dos medicamentos com a rotina.

“Estou fazendo o melhor que posso para evitar que todo o meu organismo entre em declínio. É um equilíbrio difícil entre tomar a medicação e controlar seus efeitos colaterais. Há tanta coisa para ponderar quando você está emulando a maneira magistral como o corpo lida com cada movimento complexo, ou com questões e convites sociais, ou com a vida cotidiana em geral.”

Em junho de 2024, o vocalista passou por uma cirurgia no lado esquerdo do cérebro, que envolveu a implantação de eletrodos. A intervenção trouxe melhora significativa nos sintomas físicos. Já em dezembro do mesmo ano, ele passou por um procedimento semelhante no lado direito, também com bons resultados.

Durante a entrevista, Morten contou que a condição afeta sua voz e admite que, neste momento, cantar não faz parte de seus planos.

“Eu realmente não sei. Não sinto vontade de cantar, e isso é um sinal para mim. Tenho a mente aberta em relação ao que acho que funciona; não espero conseguir ter controle técnico total. A questão é se consigo me expressar com a minha voz. Do jeito que as coisas estão agora, isso está fora de questão. Mas não sei se conseguirei fazer isso em algum momento no futuro.”

Composição de Morten continua

Mesmo com os desafios, o músico segue escrevendo canções. Ele acredita que esse processo revela novos aspectos de si mesmo.

“Há alguns anos, venho trabalhando em músicas nas quais acredito muito, e sinto que as letras, principalmente, têm um aspecto diferente de mim. Não tenho certeza se conseguirei finalizá-las para o lançamento. Só o tempo dirá. Gosto muito da ideia de simplesmente arriscar, como paciente de Parkinson e artista, com algo completamente diferente. Tudo depende de mim, só preciso resolver isso primeiro.”

Ao vivo