11 de setembro de 2020 - 10:42

Zema lança programa ‘Avança Minas’ para estimular investimentos e empregos

Entre as medidas está a dispensa de alvará para 642 atividades econômicas consideradas de baixo risco.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 4 anos

Foto: Gil Leonardi

O governador Romeu Zema anunciou ontem (10) o pacote de retomada econômica ‘Avança Minas’, que engloba ações em duas frentes: desburocratização dos processos de abertura e licenciamento de empresas e investimentos em infraestrutura.

Com a iniciativa, o estado espera gerar ambiente favorável à criação de 35 mil empregos diretos e indiretos, incremento de R$ 3 bilhões no Produto Interno Bruto dos municípios mineiros, além de R$ 181 milhões em arrecadação de impostos.

O programa inclui também um pacote de obras públicas nas áreas de saúde, educação, segurança pública e malha viária. São obras, segundo o governador, que já tinham recursos mobilizados e contratos celebrados por gestões anteriores, mas estavam paradas. Zema afirmou ter feito renegociações que vão possibilitar tirá-las do papel.

No que tange à simplificação da burocracia empresarial, o Avança Minas contempla a dispensa de alvará para 642 atividades econômicas consideradas de baixo risco. No caso, borracharias, bancas de revistas, lojas de calçados, entre outros segmentos do gênero.

Ao vivo