17 de dezembro de 2020 - 08:27

MP deflagra operação que apura crimes no setor de couro em MG

Quatro endereços em Uberlândia são alvos da operação.
Por Victor Fernandes e Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Em uma casa na Zona Sul, os agentes apreenderam documentos e outros elementos para a investigação.

O Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG) deflagrou hoje (17) a Operação Segunda Pele, que mira uma suposta organização criminosa que atua no setor de comércio de couro e derivados. A suspeita é dos crimes de sonegação tributária e lavagem de dinheiro.

A Receita Estadual e as polícias Militar e Civil também participam da ação, que cumpre 34 mandados de busca e apreensão e 13 de prisão preventiva em diversas regiões do estado, em especial, na Zona da Mata, Vale do Aço, Sul de Minas, Centro-Oeste, Norte, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

Aqui em Uberlândia, ao menos quatro endereços são alvos da operação hoje. Em uma casa na Zona Sul, os agentes apreenderam documentos e outros elementos para a investigação.

Empresários, coureiros, contadores e “laranjas” são investigados no esquema, que utilizava empresas de fachada para adquirir couro de frigoríficos e abatedouros de animais em Minas Gerais e depois vendia para outros estados, driblando o pagamento de impostos e outros tributos devidos.

O esquema teria causado um prejuízo de R$ 62 milhões de reais aos cofres públicos, apenas nos últimos cinco anos. A investigação acontece há mais de um ano. Mais de 100 policiais participam das ações de hoje.

Reprodução
Ao vivo