09 de setembro de 2022 - 09:16

Reino Unido prepara velório e funeral de Elizabeth 2ª

A programação será realizada durante 10 dias. O funeral ocorrerá na Abadia de Westminster, igreja em Londres onde cerimônias reais são realizadas.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução Instagram 'The Royal Family'

Após o anúncio da morte da Rainha Elizabeth 2ª, ontem (08) aos 96 anos, até seu enterro, será realizada uma programação de 10 dias com ritos oficiais no Reino Unido. No último dia de eventos, o funeral ocorrerá na Abadia de Westminster, igreja em Londres onde cerimônias reais são realizadas.

O Rei Charles 3º, filho mais velho da Rainha Elizabeth, fez ontem seu 1º pronunciamento no cargo afirmando que a morte é um momento de grande tristeza para ele e para todos os integrantes da família real. Aos 73 anos, Charles é o monarca mais velho a iniciar um reinado.

Elizabeth 2ª cumprimenta a recém eleita Primeira Ministra Liz Truss na última terça-feira (06). Reprodução Instagram ‘The Royal Family’

O novo rei fará uma audiência com a primeira-ministra e seu gabinete, com o líder da oposição, o arcebispo de Canterbury e o reitor de Westminster. As bandeiras oficiais serão erguidas e permanecerão a pleno-mastro por 24 horas e voltarão a meio-mastro até o dia seguinte ao funeral.

No segundo dia depois da morte, o caixão da Rainha Elizabeth 2ª será conduzido do Castelo de Balmoral, na Escócia, para o Palácio de Holyroodhouse, residência oficial no país. Ao meio-dia, serão realizadas proclamações simultâneas em Edimburgo, Cardiff e Belfast, capitais de Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, respectivamente.

Três dias depois, membros da família real participarão de uma procissão do Palácio de Holyroodhouse até a Catedral de Saint Giles, que será aberta ao público por 24 horas. O rei Charles deve, então, viajar ao Palácio de Westminster, onde ficam as Câmaras do Parlamento do Reino Unido, para receber uma moção de condolências.

Depois, na Escócia, participará da cerimônia das chaves, no Holyroodhouse, seguido por um evento na Catedral de Saint Giles. O rei se encontrará com a primeira-ministra do país, Nicola Sturgeon, e receberá uma moção no parlamento escocês.

No quarto dia, o caixão deve ser transferido para Londres durante a noite no trem real. O rei Charles 3º viajará à Irlanda do Norte para receber condolências no Castelo de Hillsborough e para um evento de oração e reflexão sobre a morte da rainha Elizabeth 2ª na Catedral de Santa Ana, em Belfast. Neste dia, será realizado, ainda, um ensaio da procissão do caixão.

Elizabeth 2ª em foto oficial de 1952, ano em que foi coroada – Reprodução Instagram ‘The Royal Family’

Cinco dias depois da morte da rainha será realizado primeiro grande evento cerimonial antes do funeral. O caixão deve ser carregado em uma carruagem de artilharia, do Palácio de Buckingham até o Palácio de Westminster, para o início do velório. Com o caixão montado em um catafalco, suporte usado para a exposição do caixão, o espaço ficará aberto 23 horas por dia ao público, que poderá prestar suas homenagens.

No sétimo dia, o rei Charles participará de um evento em País de Gales, deve ser reunir com o primeiro-ministro do país, Mark Drakeford, e receberá uma moção de condolências. No 8º dia, o rei deve receber governadores e primeiros-ministros dos reinos, e no dia seguinte, na véspera do funeral, ele dará as boas-vindas às famílias reais estrangeiras que presenciarão o evento.

O funeral, que acontecerá no décimo dia, começará com uma procissão do Palácio de Westminster até a Abadia de Westminster, e haverá um silêncio nacional de 2 minutos. Em uma grande procissão cerimonial, o caixão seguirá ao Hyde Park e será transferido para o carro funerário do Estado.

Depois será levado para Windsor, cidade na Inglaterra, onde haverá uma nova procissão. Na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, o caixão será, então, baixado na abóboda real.

Ao vivo