05 de setembro de 2022 - 09:36

Liz Truss é eleita nova primeira-ministra do Reino Unido

Truss venceu Rishi Sunak na última fase da eleição interna do Partido Conservador.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução / Instagram

Liz Truss foi anunciada hoje (05) como a nova chefe do Partido Conservador britânico e, por consequência, nova primeira-ministra do Reino Unido. Ela teve mais de 81 mil votos válidos (57,4%), enquanto Rishi Sunak teve pouco mais de 60 mil (42,6%).

Admiradora da primeira-ministra Margaret Thatcher, Elizabeth Truss, espera agora seguir seus passos como a terceira mulher a chefiar o governo no Reino Unido.

Ela venceu Rishi Sunak na última fase da eleição interna do Partido Conservador. Sunak foi ministro da economia do governo de Boris Johnson, é descendente de indianos e deixou uma lucrativa carreira em finanças, que incluiu passagens pelo Goldman Sachs e pelo fundo de hedge TCI, para se tornar parlamentar em 2015.

Após ser anunciada como a próxima primeira-ministra do Reino Unido, Liz Truss subiu ao palco do evento mobilizado pelo Partido Conservador para falar sobre os seus planos e agradecer aos apoiadores.

Ela aproveitou o momento para parabenizar os concorrentes, agradecer sua família e a Boris Johnson.

Amanhã (6), em uma ruptura com a tradição, a nomeação do novo primeiro-ministro não será no Palácio de Buckingham, em Londres. Ela acontecerá no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a Rainha Elizabeth passa seus verões.

Ao vivo