21 de maio de 2021 - 10:01

Israel e Hamas acertam cessar-fogo em Gaza após 11 dias de conflito

Desde o início da aplicação da trégua, milhares de palestinos saíram às ruas de Gaza para festejar o fim dos bombardeios israelenses.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 3 anos

Reprodução / AFP

A tranquilidade retornou à Faixa de Gaza e Israel nesta manhã, depois da entrada em vigor do cessar-fogo que acabou com 11 dias de confrontos violentos.

Desde o início da aplicação da trégua, milhares de palestinos saíram às ruas de Gaza para festejar o fim dos bombardeios israelenses. O acordo foi possível, graças à mediação do Egito, uma potência regional que mantém relações tanto com Israel como com o Hamas.

A escalada de violência começou em 6 de maio, quando as tensões subiram no bairro de Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental, por um possível despejo de famílias palestinas. No dia 10, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que os ataques palestinos “ultrapassaram os limites” e prometeu responder com “grande força”.

Os bombardeios aéreos e os disparos de artilharia no território palestino deixaram 232 mortos e 1.900 feridos. Em Israel, os foguetes palestinos mataram 12 pessoas e deixaram 355 feridos, segundo a polícia.

Este foi o embate mais intenso em sete anos entre Israel e a Palestina, desde que estiveram em guerra em 2014, e o episódio mais recente de um conflito que já dura mais de meio século.

Ao vivo