25 de fevereiro de 2022 - 09:24

Guerra na Ucrânia: Kiev é cercada por forças russas e mísseis atingem cidade

Ao menos 137 pessoas já morreram e 316 ficaram feridas desde o início dos ataques e 25 regiões foram invadidas.
Por Flávio Max - Educadora FM 90.9 • Atualizado há 2 anos

Reprodução

O 2º dia da invasão russa à Ucrânia começou com registros de novas explosões em Kiev, capital do país. De acordo com informações preliminares, o sistema de defesa aéreo ucraniano abateu na madrugada de hoje (25) uma aeronave russa em pleno ar. Um prédio de 9 andares pegou fogo perto do local.

Ao menos 137 pessoas já morreram e 316 ficaram feridas desde o início dos ataques e 25 regiões foram invadidas.

O presidente Volodymyr Zelensky se comprometeu a permanecer em Kiev, enquanto suas tropas combatem invasores russos que avançam em direção à capital. Na quinta-feira, ele assinou um decreto no qual declara que o país está em estado de mobilização geral, depois do início da invasão militar da Rússia. Segundo o texto, estão convocados todos os recrutas e reservistas aptos para o serviço, que devem se apresentar a alguma das instituições militares do país.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, afirmou que os Estados Unidos enviarão mais 7.000 militares para a Alemanha, Estônia, Letônia, Lituânia, Polônia e Romênia. Já são 14.000 tropas norte-americanas enviadas à Europa desde o início da escalada de tensão entre a Rússia e Ucrânia. No total, há cerca de 100 mil militares dos EUA em solo europeu.

Dos cerca de 500 brasileiros que vivem na Ucrânia, 180 procuraram a embaixada brasileira no país para pedir ajuda ou informações, segundo comunicado do Itamaraty. A procura tem aumentando consideravelmente – ontem (24) o número era de 93.

Ao vivo